Semsa intensifica vacinação para crianças e adolescentes contra HPV, meningite e sarampo em Macapá

Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos poderão receber os imunizantes, que estarão disponíveis em algumas escolas municipais de Macapá.

Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos poderão receber os imunizantes, que estarão disponíveis em algumas escolas municipais de Macapá.

Ascom/PMM

No período de 27 a 30 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) retoma a intensificação de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), Tríplice viral e Meningocócica ACWY na capital. Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos poderão receber os imunizantes, que estarão disponíveis em algumas escolas municipais de Macapá.
Para evitar aglomerações, a vacinação acontecerá em dias programados e em regiões diferentes da cidade. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal do público-alvo, prejudicada pelo isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. As vacinas fazem parte da caderneta vacinal dos adolescentes, sendo essenciais no controle dessas doenças, principalmente as infecciosas.
 

Público-alvo
O esquema vacinal atende aos critérios de idade. A vacina do HPV será destinada para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ela protege contra câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. A aplicação de duas doses, no intervalo de 6 meses, é fundamental para completar o esquema vacinal.
A meningocócica imunizará os adolescentes de 11 e 12 anos, sendo uma importante medida contra meningites e infecções generalizadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
A vacina tríplice viral atenderá o público de 9 a 14 anos e é indicada na prevenção das doenças como sarampo, caxumba e rubéola.

 

Adolescentes protegidos
De acordo com dados da Vigilância em Saúde da Semsa, na última ação realizada nos dias 15 e 16 de abril, foram disponibilizados os três imunizantes em dois pontos de vacinação. Ao todo, 1.930 adolescentes receberam a vacina contra HPV; 1.750 a Tríplice Viral e 1.624 a Meningocócica A,C,W e Y.
A subsecretária de Vigilância em Saúde da Semsa, Nayma Picanço, ressalta que as três vacinas, consideradas de rotinas, atendem as necessidades de saúde pública, sendo um instrumento científico eficaz no combate a epidemias.
‘’O Brasil chegou a possuir um certificado de erradicação da doença do sarampo, fornecido pela Organização Pan-Americana de Saúde [Opas], mas perdemos esse posto em 2016. Desta forma, é uma questão de saúde pública a imunização, não somente de sarampo, através da vacina Tríplice Viral, mas também as contra as enfermidades do HPV e meningite. Nossa meta é imunizar o máximo possível, pois vacinas salvam vidas’’, explanou.

 

Estratégia vacinal
A ação acontecerá envolvendo o serviço da Imunização, das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que disponibilizará os espaços das escolas municipais.
O atendimento ocorrerá no período da tarde, das 14h às 17h, em duas escolas municipais por dia, atendendo crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
Para receber as vacinas, os pais e responsáveis destes adolescentes devem apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS, documentação com foto e comprovante de residência.

 

Confira o cronograma com os locais de vacinação por zona de atendimento:

Horário: 14h às 17h

27/04 – Terça-feira (zona sul)
• Escola Municipal Moranguinho (Rua Carlos Drummond de Andrade, 1452 – Congós)
• Escola Municipal Eli Nogueira (Av. Raimundo Caxias de Souza, 590 – Congós)

28/04 – Quarta-feira (zona norte)
• Escola Municipal Professora Eloana Cristina Lina Da Silva (Rua Fernando Alves de Oliveira, 3132 – Novo Horizonte)
• Escola Municipal Maria José de Souza e Silva (Av. Francisco Alves Corrêa – Novo Horizonte)

29/04 – Quinta-feira (zona oeste)
• Centro Educacional Irmã Carmela Bonassi (Av. Décima Oitava, 1792 – Marabaixo)
• Escola Municipal Professora Raimunda De Lima Guedes (Rua Sete, 194 – Marabaixo I)

30/04 – Sexta-feira (zona central)
• Escola Municipal Ana Cristina Ramos Brito (Rua Nossa Sra. da Conceição, 1511 – Perpétuo Socorro)
• Escola Municipal Jardim de Infância Nosso Cantinho do Amor (Rua Xingu, 274 – Perpétuo Socorro)